Chef Guga Rocha reafirma vida dura na cozinha: “dedicação o tempo todo”

  • Por Jovem Pan
  • 20/07/2017 11h33
Johnny Drum/Jovem Pan

Com a onda de programas de TV sobre gastronomia, muitas pessoas acabam se interessando pela carreira na cozinha, mas poucos sabem que a rotina não é nada fácil e precisa de uma dedicação extrema. No Morning Show desta quinta-feira (20), o chef Guga Rocha disse que as pessoas precisam entender que a cozinha é um lugar muito duro.

“As pessoas têm que entender que a cozinha é um lugar muito duro e muito pesado. Sua vida é dedicada a isso, você não tem fim de semana, feriado e ano novo”, contou. “Estou na cozinha desde moleque. Comecei com a minha avó e isso é minha vida, me dedico demais. Não estou mais dentro da cozinha todo dia, mas estou sempre fazendo eventos e estudando loucamente”, completou.

Rocha acredita que hoje em dia há um embate nas cozinhas entre cozinheiros mais antigos que não fizeram faculdade e outros mais jovens, que já possuem uma formação acadêmica. O chef não vê a necessidade deter ensino superior para ser um bom cozinheiro, mas aponta a necessidade de sempre buscar conhecimento.

“Não acho necessária uma faculdade de gastronomia. Tem muitos profissionais que se tornam os melhores apenas pela prática. Tem os caras que antigamente não estudaram e os moleques que se formaram em faculdades caríssimas”, explicou.

“É muito importante o estudo e você que quer estudar gastronomia, eu digo para você ler, ler muito. Comendo você aprende para caramba. Antes de querer ter seu restaurante, vá a algum restaurante famoso e peça para ficar um mês, se passar por esses tons de cinza, você vai estar preparado”, concluiu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.